Economia

BE propõe aumento de salário mínimo de 900 euros para 2024

Mariana Mortágua, considerou ainda que o maior problema de Portugal é ser um país que está obrigar os jovens à emigração, afirmando que tal se deve aos baixos salários.

Loading...

A coordenadora do BE, Mariana Mortágua, propôs, neste domingo, um aumento do Salário Mínimo Nacional (SMN) para 900 euros este ano e um aumento real de 50 euros todos os anos na próxima legislatura.

"A proposta do Bloco é simples. Uma subida intercalar do salário mínimo, já este ano, para os 900 euros e um aumento real de 50 euros nos anos seguintes. Isto é fazer o que nunca foi feito. queremos um compromisso de subida do salário mínimo que garanta que à inflação se somam 50 euros de aumento por mês, todos os anos, na próxima legislatura", declarou Mariana Mortágua, durante um almoço em Santo Tirso (Porto), que reuniu cerca de 150 bloquistas e simpatizantes.

No primeiro momento de pré-campanha eleitoral conjunta de Mariana Mortágua e Marisa Matias, cabeça de lista pelo distrito do Porto, a coordenadora do Bloco de Esquerda declarou o país não se pode contentar com a proposta do PS que "atira para 2028 um salário mínimo ainda inferior ao que Espanha tem hoje, de menos 134 euros".

“Maior problema em Portugal é a emigração dos jovens”

Mariana Mortágua, considerou ainda que o maior problema de Portugal é ser um país que está obrigar os jovens à emigração, afirmando que tal se deve aos baixos salários.

"É ótimo que quem queira sair, conhecer o mundo, ter outras experiências o possa fazer. Mas há uma diferença entre sair e ser expulso. Um país que expulsa as gerações mais jovens é um país que está a desistir do futuro. Este é o maior problema de Portugal", declarou Mariana Mortágua, referindo-se aos dados recentes do Observatório da Emigração, referindo que 30% dos jovens nascidos em Portugal vivem no estrangeiro.

No seu discurso durante um almoço de pré-campanha para as eleições legislativas, em Santo Tirso, Porto, Mariana Mortágua disse que são "mais de 70 mil" portugueses que saem a cada ano, em todos os anos deste século e que "Portugal tem a taxa de emigração mais alta da Europa e uma das mais altas do mundo".

Últimas notícias
Mais Vistos
Mais Vistos do