Desporto

Entrevista

Final da Taça da Liga feminina será "um jogo fantástico de promoção à modalidade"

Mónica Jorge, diretora do futebol feminino da Federação Portuguesa de Futebol, garante que a promoção da modalidade é sempre importante e que não só a seleção como o bom trabalho e desempenho dos clubes têm elevado o futebol feminino para outra fasquia, ainda que a realidade e as possibilidades financeiras de Portugal sejam diferentes da de outros países no que toca à modalidade.

Loading...

A final da Taça da Liga feminina, entre Benfica e Sporting, será transmitida esta quarta-feira, 1 de maio, em direto na SIC. A final no Estádio do Restelo está agendada para às 17:45 horas, e em entrevista à SIC Notícias Mónica Jorge, diretora do futebol feminino da Federação Portuguesa de Futebol, garante que é sempre importante que este tipo de jogos seja transmitido.

"Estamos a falar de um dérbi na vertente de futebol feminino, com as duas melhores equipas da Liga BPI que neste momento já marcaram presença na Liga dos Campeões para a próxima época e, portanto, não deixa de ser um jogo fantástico de promoção à modalidade e acima de tudo para o investimento que a própria Federação tem feito", garantiu.

No que diz respeito a esse plano de investimento, mas mais num plano geral, Mónica Jorge explica que a Federação Portuguesa de Futebol tem vários projetos em desenvolvimento para elevar o futebol feminino para outra fasquia.

"Temos vários projetos em andamento. A nossa política e a nossa estratégia de desenvolvimento até 2030 é tentar chegar às 70 mil praticantes no futebol e no futsal, inclusive, portanto, há vários projetos neste momento a decorrer junto do desporto escolar, junto das autarquias e junto dos próprios clubes e das associações", explicou.

"Acima de tudo queremos que esta liga tenha um maior crescimento e se aproxime com maior competitividade das ligas internacionais que todos hoje vemos", acrescentou.

Há poucos meses a seleção feminina esteve na Liga das Nações, fator que, segundo Mónica Jorge, acabou por influenciar a promoção da modalidade junto da juventude, no entanto segundo a diretora do futebol feminino da Federação Portuguesa de Futebol, também "o bom trabalho" e o "bom desempenho" dos clubes a nível nacional e internacional têm influenciado esta promoção.

"Tudo isto é um todo, que a Federação quer continuar a trabalhar, para desenvolver o seu plano estratégico e o seu plano de investimento", garantiu.

De acordo com Mónica Jorge, a Federação está sempre atenta ao "desenvolvimento quer do futebol inglês, quer do futebol francês, quer do futebol holandês" e vai tentando adotar estratégias de desenvolvimento consoante a realidade de Portugal e as possibilidades financeiras, que segundo a própria "são muito diferentes das de outros países".

Sobre o jogo desta quarta-feira, a diretora espera que seja "um bom jogo", "bem disputado" e que "atraia mais adeptos".

Últimas notícias
Mais Vistos
Mais Vistos do