Desporto

Liga Europa: Benfica-Marselha em emissão exclusiva no site da SIC Notícias

A segurança em Lisboa já foi reforçada depois dos adeptos franceses terem sido proibidos de entrar no Estádio da Luz. O jogo é transmitido em direto na SIC, às 20:00, mas a partir das 18:20 começa no site da SIC Notícias, em direto e em exclusivo, uma emissão alternativa que antecipa o duelo.

Liga Europa: Benfica-Marselha em emissão exclusiva no site da SIC Notícias
SIC Notícias

Nuno Luz e Filipa Pereira conduzem a emissão, que contará com a análise dos comentadores da SIC Luís Aguilar e Marco Caneira. A repórter Catarina Terroso vai acompanhar o ambiente entre os adeptos.

O treinador do Marselha já disse que pretende equilibrar as forças com o Benfica para decidir os quartos de final no encontro da segunda mão, no Vélodrome. Jean-Louis Gasset, que falava em conferência de imprensa, reconheceu a qualidade da equipa portuguesa.

"O Benfica trabalha muito bem há muitos anos. Vamos ter um jogo com um clube histórico, que já venceu a Liga dos Campeões. O Benfica é uma mescla de jogadores muito experientes, como Otamendi e Di Maria, mas também de jogadores jovens que estão prestes a explodir e mostrar-se na Europa".

Michael Oliver é o homem do apito

O inglês Michael Oliver vai arbitrar o jogo na Luz. Internacional desde 2012, terá como assistentes os compatriotas Stuart Burt e Daniel Cook, enquanto o também inglês Chris Kavanagh vai desempenhar a função de videoárbitro (VAR).

Homenagem a Eriksson

No intervalo do encontro no estádio da Luz será homenageado Sven-Goran Eriksson, que enfrenta um problema grave de saúde.

O sueco era o treinador quando, em 1990, o Benfica eliminou o Marselha com a famosa mão de Vata, na meia-final da Taça dos Campeões Europeus. Trinta e quatro anos depois repete-se o duelo entre os dois emblemas.

Estádio da Luz sem adeptos do Marselha

Na terça-feira, o Benfica deu conta de que os adeptos encarnados e os do Marselha vão ser impedidos de acompanhar as suas equipas nos jogos fora dos quartos de final da competição, respeitando a vontade das autoridades portuguesas e francesas.

O Benfica revela ter sido notificado pelas autoridades gaulesas da proibição de adeptos seus no desafio da segunda mão, cenário que resultou em recomendação idêntica das forças policiais portuguesas quanto aos seguidores marselheses e que foi acatado pelos encarnados.

As forças da ordem francesas socorreram-se dos exemplos de comportamento incorreto dos adeptos benfiquistas em anteriores eliminatórias, nas visitas ao Inter e Real Sociedade, respetivamente em Milão e San Sebastian, para decretar que, entre 17 e 19 de abril, estes estão "interditos" de acederem ao estádio Vélodrome.

O Benfica decidiu "anular" os bilhetes já emitidos e comprados pelos rivais para o desafio no Estádio da Luz, apelando a que se abstenham de viajar para Portugal, tal como aos do Benfica que não se desloquem a França, "a fim de evitar potenciais situações de tensão".

Segurança reforçada em Lisboa

A Polícia de Segurança Pública revelou entretanto que o centro da cidade de Lisboa vai ser reforçado.

"Teremos mais adeptos na cidade durante a hora do jogo que já tinham bilhetes, voos e hotéis reservados. Vamos reforçar as zonas de grande aglomeração, como o centro da cidade, a Praça do Comércio, o Rossio, a Praça da Figueira e as zonas de diversão noturna, como o Bairro Alto".

Além do reforço nas zonas turísticas de Lisboa, a PSP está "em permanente contacto com a polícia francesa e a recolher informação sobre os adeptos [do Marselha]".

Sobre a possibilidade de os franceses poderem tentar adquirir ingressos para as bancadas destinadas a adeptos 'encarnados', o intendente declarou que a PSP está atenta a essa possibilidade.

"Não vamos conseguir controlar a totalidade dessa situação, mas poderá vir a acontecer. Vamos tentar mitigar a oportunidade de adeptos franceses adquirirem bilhetes do Benfica, para evitar situações de desordem pública no recinto", explicou.

A ameaça do presidente do Marselha

O presidente do Marselha ameaçou não marcar presença no Estádio da Luz por "solidariedade" com os adeptos franceses.

"Depois de ter investido pessoalmente em todas as partes envolvidas e influentes na organização dos quartos de final, certamente não posso aceitar esta situação. E se tivermos que chegar a esse ponto, não participarei no confronto por solidariedade para com os nossos apoiantes, mas também por oposição à natureza injusta desta situação em que todos devem assumir as suas responsabilidades".

Para o treinador do Benfica, Roger Schmidt, seria "justo" os adeptos poderem assistir aos jogos fora das suas equipas.

"Precisamos dos nossos adeptos em Marselha. O melhor seria podermos ter os nossos adeptos em Marselha e eles [os adeptos franceses] ao nosso estádio”.

Últimas notícias
Mais Vistos
Mais Vistos do