Cultura

Cerca de 30 mil livros centenários da Biblioteca Joanina da Universidade de Coimbra serão digitalizados

A Biblioteca Joanina digital irá muito além da simples reprodução. A nova plataforma será dotada de tecnologia, que promete facilitar não só o acesso, que será gratuito, como o próprio estudo destas obras centenárias.

Loading...

A Biblioteca Joanina da Universidade de Coimbra vai agora estar também no mundo digital. A plataforma vai disponibilizar as mais de 30 mil obras do acervo.

A Biblioteca Joanina da Universidade de Coimbra vai ganhar uma nova casa. Agora no mundo digital. Uma plataforma irá albergar os 30 mil livros antigos do acervo.

A Biblioteca Joanina é considerada por muitos uma das mais belas do mundo. Nas prateleiras, permanece conhecimento escrito a partir do século XVI. E como em qualquer biblioteca, os livros podem ser requisitados. São cerca de 700 pedidos por ano.

Mas para os folhear, só é possível numa sala de reservados noutro edifício. No entanto, isso pode mudar em seis anos. Por essa altura, os 30 mil livros antigos devem estar todos digitalizados.

Mas a Biblioteca Joanina digital irá muito além da simples reprodução. A nova plataforma será dotada de tecnologia, que promete facilitar não só o acesso, que será gratuito, como o próprio estudo destas obras centenárias.

Para isso serão investidos cerca de oito milhões de euros, financiados pela Autoridade Literária de Sharjah, um dos sete Emirados Árabes Unidos.

E o desafio começa com uma fase piloto com duas centenas dos tesouros da biblioteca, que têm ligações ao Médio Oriente, e que devem estar disponíveis em Novembro. Um deles, os 32 volumes da obra impressa em 1729, La Galerie Agréable du Monde.

O processo irá ainda permitir revisitar todo acervo, e assim melhorar a catalogação do que existe nas prateleiras. Está também prevista a conservação das obras em condições mais frágeis.

Últimas notícias
Mais Vistos
Mais Vistos do