Vídeo

Correspondente SIC

Macron prevê ataque russo nos Jogos Olímpicos

O presidente francês não tem dúvidas de que o Jogos Olímpicos em Paris são um alvo de Moscovo e aponta o dedo à desinformação russa. Acusações que o Kremlin dizem ser infundadas.

Loading...

Esta semana, o ministro da defesa russo, após uma conversa telefónica com o homologo francês, veio sugerir que França podia ter estado implicada no ataque na capital russa que tirou a vida a mais de 140 pessoas e que foi reivindicado pelo autoproclamado estado islâmico.

Macron, que garante querer manter a cooperação com a Rússia no combate ao terrorismo, veio repudiar a posição de Moscovo

França está a ser alvo de uma campanha de desinformação produzida pelos propagandistas do Kremlin. A conclusão é do Serviço Europeu para a Ação Externa, uma espécie de Ministério dos Negócios Estrangeiros da União Europeia, que publicou esta quinta-feira, um relatório.

Por exemplo, recentemente, foi detetado um site falso na internet, onde dava a entender que o exército francês estava a recrutar para combater na Ucrânia.

Para o presidente francês, há outro alvo de Moscovo: os Jogos Olímpicos, em Paris, no verão. O Kremlin, no entanto, já rejeitou esta acusação.

Ainda que recentemente, na internet, tenham circulado entre contas pró-Kremlin imagens falsas como em que foram produzidas notícias fictícias com logotipos de órgãos de informação franceses para passar a ideia de que França poderia entrar em guerra e que, por isso, se estariam a registar cancelamentos em massa para os Jogos Olímpicos. Evento em que os atletas russos só poderão participar sob bandeira neutra e caso não tenham apoiado a guerra na Ucrânia.

Últimas notícias
Mais Vistos
Mais Vistos do