Vídeo

Rangel reuniu-se com Blinken e David Cameron: “Foram reuniões muito importantes”

Em Bruxelas, o novo ministro dos Negócios Estrangeiros revelou ainda que esteve em conversações com o homólogo espanhol para preparar a primeira visita externa de Luís Montenegro.

Loading...

O ministro Paulo Rangel está em Bruxelas para a cimeira de ministros dos Negócios Estrangeiros da NATO que, esta quinta-feira, assinala os 75 anos da Aliança. Aos jornalistas, revelou que esteve com Antony Blinken e David Cameron em reuniões que considerou “muito importantes”.

Os ministros discutem, em Bruxelas, o conflito na Ucrânia e a cooperação no Indo-Pacífico, naquela que está a ser a estreia de Paulo Rangel enquanto governante.

Esta quinta-feira, o ministro português revelou que tem tido oportunidade de contactar com os “atores mais relevantes” da Aliança, nomeadamente o secretário de Estado dos EUA - Blinken - e o MNE do Reino Unido - David Cameron, com os quais disse ter mantido “reuniões muito importantes”.

“Na nossa política externa, o Reino Unido e os Estados Unidos serão sempre decisivos”, afirmou.

Para além destas reuniões, Rangel esteve também com o homólogo espanhol, já com o intuito de preparar a primeira visita externa do primeiro-ministro Luís Montenegro, que será precisamente a Madrid, revelou.

O governante disse ainda que esta cimeira da NATO é crucial para preparar a próxima, que se realiza em Washington, em julho, e também para preparar uma parceria “estruturada e robusta” com a Ucrânia, já de olhos postos na adesão do país à Aliança.

“Há um consenso grande nesse sentido. (...) Houve um apelo muito grande à urgência de disponibilizar equipamento militar de todo o tipo, mas em particular defesas antiaéreas. A situação no terreno é delicada neste momento”, disse, acrescentando que Portugal reafirmou o compromisso de apoio à Ucrânia.

Últimas notícias
Mais Vistos
Mais Vistos do