Vídeo

Consumo de drogas está a estagnar, vício no jogo e alcoolismo aumentam

Quase 75% da população entre os 15 e os 74 anos já teve pelo menos uma experiência de consumo de álcool ao longo da vida, um aumento em relação aos anos anteriores.

Loading...

O consumo de drogas parece ter estagnado, excluindo as pessoas que vivem em situação de sem-abrigo e as que vivem em instituições. No entanto, o consumo de álcool e o vício no jogo estão a aumentar.

O álcool é a substância psicoativa mais consumida em Portugal. Quase 75% da população entre os 15 e os 74 anos já teve pelo menos uma experiência de consumo ao longo da vida, um aumento em relação aos anos anteriores, numa altura em que dar apoio é cada vez mais difícil.

Manuel Cardoso, do Instituto para os Comportamentos Aditivos e as Dependências, diz à SIC que a falta de recursos humanos está a diminuir a capacidade de resposta.

No consumo de substâncias psicoativas ilícitas, a canábis é a principal droga consumida pelos portugueses.

Medicamentos como sedativos, tranquilizantes ou hipnóticos apresentam uma prevalência de mais de 14% no consumo ao longo da vida. Consumos esses que não se têm alterado ao longo dos anos, mas que não espelham toda a realidade do país.

"Se nós olharmos para o consumo de substâncias ilícitas, por este relatório não diria que é preocupante (...) A amostragem é feita pelas habitações, quem estiver em instituições ou na rua não é contabilizado", revela Manuel Cardoso.

Por outro lado, o vício no jogo a dinheiro tem vindo a aumentar e a preocupação é cada vez maior. O Euromilhões é onde os portugueses mais jogam, sendo que o vício é maior entre os homens

Últimas notícias
Mais Vistos
Mais Vistos do