Vídeo

Agricultura: geadas ainda podem queimar o fruto das árvores

Para já, não há previsão de geadas, até que, nos próximos dias, as temperaturas vão aumentar e a chuva diminuir. No entanto, os agricultores ainda temem que o fruto das árvores possa estar em risco.

Loading...

As variações do tempo, que se têm verificado em Trás-os-Montes, não prejudicaram as culturas agrícolas, mas estão a atrasar algumas plantações. A terra está encharcada com a chuva das últimas semanas.

Dinis Vaz ainda não começou a preparar a terra para as plantações da primavera. A chuva que tem caído em abundância no Nordeste Transmontano não permite lavrar os campos. Apesar de ser assim na zona mais fria do Nordeste Transmontano, na terra quente já há algumas culturas plantadas no outono prestes a dar fruto.

Agora, a maior preocupação dos agricultores é que haja geadas tardias. Em risco, está o fruto das árvores que floriram antes do tempo por força do calor que se fez sentir na primeira quinzena de março.

“Não era próprio para a época, porque às vezes faz rebentar as plantas e depois, mais tarde, vem gelo e contamina-as. Dá cabo da produção”, explicou, à SIC, o agricultor Dinis Vaz.

Para já não há previsão de geadas. Nos próximos dias as temperaturas vão aumentar e a chuva vai diminuir.

Últimas notícias
Mais Vistos
Mais Vistos do