Vídeo

Bombeiros podem ter aumento de 70 milhões, mas aguardam luz verde do Governo

Ao fim de nove reuniões, o INEM e a direção executiva do SNS deram razão à Liga dos Bombeiros: os valores praticados nas tabelas de financiamento estão a estrangular financeiramente as corporações.

Loading...

Os bombeiros conseguiram um aumento do financiamento em cerca de 70 milhões de euros por ano. As negociações, que nasceram devido às macas que ficavam retidas nos hospitais, acabaram esta quarta-feira com a assinatura de um memorando, mas será precisa a luz verde do novo Governo.

A verba, se for aprovada, será para pagar mais aos profissionais e financiar ambulâncias, além de compensar os quilómetros que os bombeiros fazem a mais para transportar doentes transferidos de hospitais em hospitais - numa altura em que o trabalho em rede passou a ser a solução para dar resposta às falhas do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Falta fazer as contas finais, mas o acordo assinado custará cerca de 70 milhões de euros anuais.

Fernando Araújo, diretor executivo do SNS, espera para conhecer o novo ministro da Saúde, mas garante que ainda não falou com Luís Montenegro sobre o futuro da reorganização do SNS, que já está me curso.

Fernando Araújo liderou as negociações numa fase em que tenta arrumar o SNS, sabendo que o Governo que se segue se opõe à reestruturação que criou as chamadas Unidades Locais de Saúde.

Últimas notícias
Mais Vistos
Mais Vistos do