Saúde e Bem-estar

"Ligue Antes, Salve Vidas": projeto do SNS com saldo positivo

Os utentes confirmam que foi uma mudança sem dor e reconhecem as vantagens de ligar antes de ir ao hospital. Os médicos e profissionais de saúde também aprovam o projeto, que está a diminuir os episódios de urgência.

Loading...

No hospital da Póvoa de Varzim, quase 90% dos utentes que na semana passada foram à urgência estavam referenciados. Com o projeto "Ligue Antes, Salve Vidas", há menos episódios de urgência e mais casos encaminhados pela linha SNS 24 (808 24 24 24).

“Ao inicio tínhamos 9% de utentes encaminhados pela linha e agora é perto dos 50%. O objetivo é que venha referenciados pelo CODU, linha SNS 24 ou CSP. Na última semana foram 87%”, afirma o Presidente da Unidade Local de Saúde (ULS) da Póvoa de Varzim e Vila do Conde, Gaspar Pais.

Os utentes confirmam que foi uma mudança sem dor e reconhecem as vantagens de ligar antes de ir à urgência do hospital. Com o projeto também estão a diminuir os episódios de urgência.

Triagem mais fácil e horários marcados

Desde 16 de janeiro, os doentes com pulseiras verdes e azuis deixaram de ser atendidos na urgência e são obrigatoriamente encaminhados para o centro de saúde, onde têm consulta no próprio dia ou no dia seguinte.

Todos os dias, os 14 centros de saúde têm 165 vagas para consulta aberta, mas o número é ajustado à procura.

O projeto da direção executiva do SNS arrancou em maio na ULS da Póvoa de Varzim e Vila do Conde, com o objetivo de retirar das urgência hospitalar os casos não emergentes, libertando o serviço para as situações graves.

Últimas notícias
Mais Vistos
Mais Vistos do