Saúde e Bem-estar

Segredo para atrasar o envelhecimento pode ser… uma boa sesta

Nem sempre é fácil ‘tirar’ 30 minutos do dia para descansar, mas os benefícios que esse hábito pode trazer ao cérebro humano podem valer a pena.

Segredo para atrasar o envelhecimento pode ser… uma boa sesta
Canva

Dormir uma sesta durante o dia é benéfico para o cérebro e pode mesmo atrasar o envelhecimento, concluiu um estudo britânico divulgado recentemente. Os investigadores acreditam ainda que este hábito pode até proteger contra doenças neurodegenerativas.

Essencial para o desenvolvimento de recém-nascidos e bebés, o hábito de dormir a sesta vai-se perdendo à medida que crescemos. Até porque nem sempre é fácil ‘tirar’ 30 minutos do dia para o pôr em prática. Talvez por isso, a partir da reforma, muitas pessoas o retomem.

Mas, afinal, porque é tão importante dormir a sesta?

Com a idade, o cérebro humano vai ‘encolhendo’. O que esta investigação descobriu é que o cérebro de pessoas que têm o hábito de dormir a sesta é cerca de 15 centímetros cúbicos maior - o equivalente a atrasar o envelhecimento entre três a seis anos.

“O que estamos a sugerir é que toda a gente poderia retirar algum tipo de benefício de dormir a sesta”, afirmou a médica Victoria Garfield à BBC.

Para além de um possível atraso do envelhecimento, dormir a sesta também poderá proteger contra o desenvolvimento de doenças neurodegenerativas como o Alzheimer. É que, no geral, a saúde do cérebro é extremamente importante para evitar a neurodegeneração e o sono é um dos pilares fundamentais para a conservar.

“Assim, dormir a sesta regularmente pode proteger contra a neurodegeneração”, concluiu a investigadora Valentina Paz.

Mas atenção. A sesta não deve ultrapassar a meia hora.

A equipa de investigadores analisou dados de 35.000 mil pessoas, entre os 40 e os 69 anos. Os resultados, publicados no revista científica Sleep Health, mostraram uma diferença significativa no tamanho do cérebro das pessoas que dormem a sesta em comparação com as que não o fazem.

Últimas notícias
Mais Vistos
Mais Vistos do