Saúde e Bem-estar

Alimentos que podem ajudar a proteger a pele dos raios solares

Ricos em carotenoides, polifenóis, vitaminas C e E, conheça 10 bons aliados na proteção da pele contra os efeitos nocivos da radiação UV.

Alimentos que podem ajudar a proteger a pele dos raios solares

Para além do imprescindível protetor solar, a ingestão de determinados alimentos pode também ser um importante aliado na proteção da pele da radiação ultravioleta (UV), que favorece alterações cutâneas na origem de doenças como o cancro da pele.

Um estudo da instituição norte-americana National Center for Biotechnology Information (NCBI) indica que a ingestão de alimentos ricos em carotenoides, vitaminas C e E, e polifenóis pode fornecer proteção contra os efeitos nocivos dos raios UV.

10 alimentos que são bons aliados na proteção da pele:

  1. Tomate

O tomate possui uma substância essencial para a proteção contra a radiação UV: o licopeno, caratenóide que lhe dá a cor vermelha. O licopeno é um antioxidante que ajuda a impedir e reparar os danos causados às células pelos radicais livres (formados devido ao excesso de exposição solar). Assim, quanto maior a concentração de tomate numa refeição, melhores serão os benefícios. Importa referir que absorção do licopeno é maior quando o tomate é cozinhado.

  1. Cenoura

Tal como o tomate, a cenoura possui uma substância caratenoide, é o betacaroteno, que lhe confere a cor alaranjada. Além de prevenir os danos causados pelo sol, o betacaroteno também melhora o desempenho da retina. Um estudo coreano revelou que o betacaroteno pode também reverter o processo de envelhecimento da pele. A cenoura também é fonte de minerais, fibras e antioxidantes, que neutralizam os radicais livres e protege o sistema imunológico.

  1. Espargo

O espargo é rico em vitamina E, um dos antioxidantes mais importantes das células que ajuda no metabolismo do fígado, no funcionamento do sistema imunológico e, principalmente, na cicatrização da pele. Muito utilizada em cosméticos, a vitamina E promove a formação de fibras de colagénio, atua como hidratante, lubrificante e regenerador da pele.

  1. Damasco

O damasco é um alimento importante para a regeneração da pele. À semelhança de outros frutos de tom alaranjado, é rico em betacaroteno, pigmento carotenóide antioxidante capaz de se transformar em vitamina A quando decomposto no organismo.

  1. Kiwi

O kiwi tem uma grande quantidade de vitamina C, superior à laranja. Importante aliado na produção natural de colagénio, proteína que proporciona firmeza da pele. A vitamina C é essencial para combater o envelhecimento da epiderme e também tem ação antioxidante, sendo por isso um importante protetor da a pele contra a degradação do colagénio causada pelos raios UV.

  1. Toranja rosa

A toranja rosa é rica em astaxantina, poderoso antioxidante que lhe confere um tom rosado. Estes pigmentos protegem eficazmente a pele dos raios UV.

  1. Lagosta

Tal como a toranja rosa, a lagosta também é rica em astaxantina, substância antioxidante que parece ser ainda mais eficaz do que o betacaroteno e a luteína no que se refere à proteção ultravioleta.

  1. Salmão

Os peixes de águas profundas, como o salmão, são ricos em ómega-3 que mantém uma camada de gordura saudável sob a pele. Assim, a sua ingestão ajuda a impedir que os raios UV provoquem danos na epiderme e contribui também para que a pele fique macia.

  1. Chocolate amargo

O chocolate com pelo menos 65% de cacau pode ajudar na proteção da pele, isto porque o cacau possui flavonoide, substância com capacidades anti-inflamatórias, anti-alérgicas e anti-hemorrágicas, com capacidade para prevenir os danos causados pelo sol.

  1. Chá verde

O chá verde é rico em polifenóis, antioxidante natural que confere proteção contra raios UV. Tal como o cacau, um polifenol muito presente no chá verde é o flavonoide.

O sol é fundamental para a saúde, mas, segundo os dermatologistas, deve ser usado com conta, peso e medida.

De acordo com dados oficiais divulgados em maio deste ano, todos os anos são diagnosticados 1.500 novos casos de melanoma em Portugal. O melanoma é um cancro cutâneo que surge nas células que produzem a melanina. É um dos cancros mais graves e agressivos cuja incidência tem aumentado cerca de 7% ao ano.

Últimas notícias
Mais Vistos
Mais Vistos do