Repórteres do Mundo

"Não os queremos cá, ponto final", um país de emigrantes com um problema de imigrantes

Os protestos contra a imigração são cada vez mais ruidosos na Irlanda. Nas ruas de Dublin e de muitas outras cidades, há comunidades inteiras que se juntam nas manifestações e até em ataques a centros de acolhimento de migrantes.

Loading...

Para o Governo irlandês, a política do Ruanda do Reino Unido está na origem do problema. Irá a nação "das cem mil boas-vindas" transformar-se num país de portas fechadas?

A taxa de imigração é a mais alta dos últimos 16 anos. O Governo diz que 80 por cento daqueles que procuram asilo na Irlanda chegaram do Reino Unido. Foram até à Irlanda do Norte, e depois atravessaram para a República da Irlanda, que faz parte da União Europeia”.

Os acampamentos anti-imigração estão a aparecer por todo o país e a preocupar a população. As manifestações estão a ganhar força.

“Temos gangues e problemas que cheguem, que não conseguimos resolver, portanto, o que isto vai custar? Só mais problemas”.

Em declarações à reportagem da SKY News, garantem que não é uma questão de racismo.

“Se fosse racismo, estaríamos a protestar desde 2002, quando entrámos na União Europeia. Não tem nada a ver com racismo. Tem que ver com a pressão que isto coloca na comunidade”.


Últimas notícias
Mais Vistos
Mais Vistos do