Grande Reportagem SIC

Episódio 1: O que vamos vestir amanhã?

A roupa que usamos vai mudar. Portugal está na linha da frente de uma inevitável revolução no têxtil em busca de sustentabilidade. Veja aqui o primeiro episódio da Grande Reportagem "O que vamos vestir amanhã?".

Loading...

A indústria têxtil, uma das mais poluentes do planeta, é forçada a procurar soluções. A legislação europeia exigirá mudanças profundas e cada vez mais marcas querem poder vender uma imagem mais sustentável.

A indústria têxtil portuguesa começou a investir em inovação antes da sustentabilidade ficar na moda. Depois de perder para a Ásia o papel de fábrica da Europa com mão de obra barata, afirmar-se entre os mais inovadores do mundo foi uma questão de sobrevivência.

A aposta portuguesa na ciência e na inovação no têxtil é agora potenciada com o maior projeto de sempre do sector têxtil no país: um investimento de 138 milhões de euros, apoiado pelo PRR. É uma revolução em curso na indústria têxtil portuguesa, que alimenta algumas das maiores marcas internacionais.

É de Barcelos a primeira empresa do mundo a fazer chegar ao mercado roupa tingida com pigmentos produzidos por bactérias. Com poupanças astronómicas para o ambiente, evita o impacto dos corantes sintéticos à base de petroquímicos e reduz drasticamente o consumo de água.

Reduzir a dependência do petróleo na indústria têxtil passa também por encontrar alternativas às fibras sintéticas, de origem petroquímica, como o poliéster. E usar fibras que não sejam produzidas do outro lado do mundo.

Aproveitar resíduos da indústria agroalimentar, como as fibras da banana ou do ananás, e recuperar fibras ancestrais produzidas localmente, como o cânhamo, são algumas das opções abordadas na primeira parte desta Grande Reportagem.

O que já está a acontecer é apenas a ponta do icebergue, mas surpreenderá a maioria dos consumidores.

A mudança de hábitos de consumo é também inevitável: e m 20 anos, o mundo duplicou a produção anual de têxteis: todos os anos são produzidas mais de 100 milhões de toneladas de fibras têxteis. E todos os anos mais de 90 milhões de toneladas têm como destino o aterro ou a incineração.

Ficha Técnica

Jornalista - Miriam Alves
Imagem - Rogério Esteves
com
João Tiago
João Lúcio
Imagem drone - 4KFly
Ilustração - João Carlos Santos

Colorista - Jorge Carmo

Pós-Produção Áudio: Octaviano Rodrigues

Coordenação: Jorge Araújo

Direção - Marta Brito dos Reis, Ricardo Costa


Últimas notícias
Mais Vistos
Mais Vistos do