Boa Cama Boa Mesa

Viagem de norte a sul para celebrar a Páscoa

Cabrito, borrego, cordeiro ou anho. São variadas as tradições associadas à gastronomia associada à Páscoa. Com mais ou menos doces, a mesa quer-se recheada e plena de sabores, de norte a sul. A época também convida a roteiros espirituais para corpo, mente e alma. Para ver sábado (11h35 e 16h35) na SIC Notícias.

Viagem de norte a sul para celebrar a Páscoa
Divulgação

São muitas e variadas as tradições associadas à gastronomia da época de Páscoa. Cabrito, borrego, cordeiro ou anho e ainda o Folar Limiano e o Pão de Ló de Ovar fazem parte da mesa pascal, num domingo que se quer recheado com o melhor que cada região pode oferecer. Em Monção, no Restaurante 7 à 7, a sugestão é o Cordeiro à moda de Monção. Já junto ao Douro, no centro de Baião, a Pensão Borges é uma instituição gastronómica da região e o Anho Assado com arroz de forno não falta à mesa da Páscoa. Dita a tradição que em Figueira de Castelo Rodrigo seja o Borrego da serra da Marofa, grelhado, servido na Taverna da Matilde.

No centro de Portugal, em Roqueiro, serve-se, na Adega dos Apalaches, Cabrito Estonado, assado no próprio molho e numa base de paus de louro, enquanto que, no restaurante TombaLobos, em Portalegre, é tradição comer o Cabrito ou o Borrego assado no forno. Nos doces, a emissão desta semana decorre pela Casa do Folar Limiano, em Ponte de Lima, onde é feito o Folar típico com carnes e enchidos tradicionais e vinho verde. Mais doce, em Ovar, faz-se uma paragem na Casa do Pão de Ló de Alfeizerão, um dos mais tradicionais do país, com Denominação de Origem Protegida desde 2016. A viagem passa ainda na Padaria da Urra, para provar os Folares, alguns em forma de lagarto, e pela fábrica dos Sabores da Geninha, em Castelo Rodrigo, onde as amêndoas são cobertas de açúcar e canela, caramelo salgado, sementes de sésamo, anis e até caril.

Cabrito assado no forno recheado com arroz de miúdos

Porque a Páscoa também é espiritualidade, a primeira paragem faz-se na Mata Nacional do Bussaco, num ambiente de imersão pessoal e isolamento coletivo, com passagem pelo Trilho da Via Sacra, que começa no Convento de Santa Cruz do Bussaco e avança sinuoso entre o arvoredo. A viagem faz-se ainda pelo Mosteiro de Santa Maria da Vitória, conhecido como Mosteiro da Batalha, pelo Mosteiro de Alcobaça, antes da paragem obrigatória em Fátima, a capital do Turismo Religioso em Portugal. Termina, esta viagem, na cidade de Coimbra, no mais importante marco do culto jacobeu, o Mosteiro de Santa Clara a Nova, onde se encontra o túmulo da Rainha Santa, D. Isabel de Aragão, reconhecida pelo milagre das rosas e peregrina em 1325.

O programa Boa Cama Boa Mesa na SIC Notícias, produzido pela PopUp Alive, com estreia sábado, dia 16 de março de 2024, (11h35 e 16h35) conta com várias repetições ao longo da semana na SIC Mulher e SIC Internacional. Este é o sexto episódio da trigésima quarta temporada de programas Boa Cama Boa Mesa.

Últimas notícias
Mais Vistos
Mais Vistos do