Admirável Mundo Novo

Paixão, decisão e compulsão: viagem pela imensidão do cérebro

Miguel Castelo-Branco começou pela medicina e seguiu pela investigação em neurociências. Fez importantes descobertas na área do autismo e das demências. Sempre focado em melhorar a vida dos doentes. No último episódio do Admirável Mundo Novo fala da paixão no cérebro dos adeptos de futebol, de descobertas sobre compulsões alimentares e de um tratamento inovador para crianças com autismo ou hiperatividade.

Loading...

É uma nova abordagem para várias perturbações do desenvolvimento em pediatria: um tratamento personalizado com uma touca de elétrodos fácil de usar em casa para tratar hiperatividade, défice de atenção e autismo em crianças dos 10 aos 18.

Num ensaio clínico pioneiro, que envolveu centenas de crianças em Portugal, Espanha, França, Alemanha e Dinamarca, o novo conceito - estimulação cerebral em casa - revelou-se promissor, seguro e sem efeitos adversos. Miguel Castelo-Branco coordenou a equipa portuguesa no projeto europeu STIPED, que procurou alternativas às poucas opções terapêuticas atuais, baseadas em medicação.

Tudo lhe interessa na imensidão do cérebro humano. Estudou a tomada de decisão dos bombeiros em situações críticas e a paixão no cérebro de adeptos de futebol: "a zona do cérebro associada às emoções intensas está mais ativa num momento de paixão pelo futebol do que nos estudos sobre amor romântico".

Neste último episódio da rubrica Admirável Mundo Novo, fala também de uma descoberta recente que abre novos caminhos na compreensão e tratamento das compulsões alimentares.

Ficha Técnica:

Jornalista: Miriam Alves

Imagem: Paulo Cepa, Rogério Esteves e José Silva

Edição de Imagem: Tomás Pires

Grafismo: Patrícia Reis

Produção editorial: Diana Matias

Colorista: Jorge Carmo

Direção: Marta Brito dos Reis e Ricardo Costa



Últimas notícias
Mais Vistos
Mais Vistos do