País

Conheça o projeto que junta política europeia ao "bailarico e ao caldo verde"

A "Praça do Luxemburgo" é uma iniciativa fundada por jovens portugueses, que pretende desmistificar a política europeia e aproximar as pessoas "do que se passa em Bruxelas". Esta sexta-feira, em Lisboa, terá pela última vez a oportunidade de participar no "1.º arraial de santos europeu".

Loading...

Depois de "percorrer o país para trazer os assuntos europeu às pessoas", a "Praça do Luxemburgo" chega esta sexta-feira ao fim e, pela última vez, será explicado aos participantes o "porquê de o projeto europeu ser importante para a vida" de todos e o quão imprescindível é votar nas eleições europeias de 9 de junho.

Um estudo da Fundação Francisco Manuel dos Santos divulgado esta semana dá conta de que, apesar da confiança nas instituições, a maioria dos cidadãos portugueses está pouco informada acerca da União Europeia.

Em entrevista à SIC Notícias, o cofundador do projeto, Milton Nunes, corrobora estas conclusões e revela que, ao percorrer Portugal de Norte a Sul, constatou que muitos cidadãos consideram que há "muita informação que não lhes chega". Motivo por que diz que iniciativas como a "Praça do Luxemburgo" são determinantes "para tentar que de maneira mais simples e mais tranquila desmistificar alguns chavões da política europeia":

"O que se passa em Bruxelas não é uma coisa distante porque o que se passa em Bruxelas e a legislação que é aprovada em Bruxelas 80% dela tem impacto nacional, local e regional e impacto direto na vida das pessoas".

Milton Nunes entende que se existir uma "atitude paternalista em explicar os assuntos europeus como se fosse um monólogo", os jovens "vão perder o interesse". Por outro lado, se os jovens forem envolvidos "como atores principais", os mesmos "vão-se sentir mais interessados".

"Não basta só falar para os jovens, é preciso escutar, é preciso ouvir os seus anseios e é preciso encontrar soluções para podermos comunicar com eles para que se sintam envolvidos", afirma.

Em relação aos principais temas que os partidos têm como prioridade para o próximo mandato, o cofundador da "Praça do Luxemburgo" destaca a habitação, "um tema importantíssimo que toca aos jovens um pouco por toda a Europa", a segurança e a defesa, tópicos que estão na ordem do dia em Bruxelas.

UE atravessa "crise existencial"?

Nota ainda que a União Europeia está "numa crise existencial" e que, após as eleições que se avizinham, o Parlamento Europeu pode ser composto por uma "maioria substancial de partidos antieuropeu, neonazis e de extrema-direita".

"É o próprio projeto europeu que está em crise e que pode estar em causa com os resultados das eleições de 9 de junho. Por isso, a importância de mobilizar as pessoas a irem votar, a irem votar bem e a irem votar em partidos pró-europeus, democratas e que defendam o projeto europeu", apela.

Política, Humor, "bailarico" e caldo verde em Marvila

Sobre o evento que se realiza esta sexta-feira em Marvila, Lisboa, Milton Nunes explica que se tratará do "primeiro arraial de santos europeu realizado em Portugal" e revela que haverá vários "painéis de discussão, assim como vários temas de interesse".

Confirma que marcarão presença na iniciativa "nomes históricos que marcaram o processo de construção europeu", tais como a comissária Elisa Ferreira, o presidente da Câmara de Lisboa, Carlos Moedas, e a ex-eurodeputada Ana Gomes.

Haverá também um espaço dedicado ao humor que será preenchido pelo humorista Manuel Cardoso e fica a promessa: não faltará "o típico bailarico, o caldo verde e muita animação". A entrada é gratuita.

Últimas notícias
Mais Vistos
Mais Vistos do