País

Violência doméstica continua a aumentar: só no ano passado foram registadas mais de 30 mil denúncias

Os dados referentes ao ano passado revelam que mais de duas mil pessoas foram detidas por violência doméstica, em Portugal. Pelo menos 22 pessoas morreram vítimas deste tipo de crime sendo que 17 eram mulheres. Os agressores são maioritariamente homens, enquanto que as vítimas são sobretudo mulheres.

Loading...

O relatório da Procuradoria Geral da República divulgado no ínicio deste ano contabiliza a morte de 22 pessoas - 17 mulheres, três homens e duas crianças. Em pelo menos 27% dos casos tratam-se de situações de violência familiar que já tinham sido denunciadas e identificadas pela justiça anteriormente.

"Esta naturalização e banalização que temos ainda da violência doméstica, é algo que está muito naturalizado. Temos as questões de género, a educação patriarcal ainda, que vai legitimando alguns atos de violência, em particular contra jovens raparigas e mulheres", afirma Elisabete Brasil, que trabalha com vítimas de violência doméstica desde 1997.

A coordenadora na FEM (Feministas em Movimento) alerta ainda para o facto de, muitas vezes, não ser fácil identificar uma pessoa que é vítima de violência doméstica. Por se tratar de um crime público, há mais de 20 anos, qualquer pessoa pode fazer queixa às autoridades. A denúncia não precisa ser feita pela vítima.

No ano passado foram registadas mais de 30 mil denúncias pela PSP e pela GNR, das quais resultaram mais de duas mil detenções. Elisabete Brasil diz que o aumento do número de denúncias é "bom sinal", mas relembra que continuam a ser poucas as condenações.

"A maior parte dos processos de violência doméstica acabam assim, arquivados. Aquilo que vai para condenação é uma ínfima parte"

Embora os casos cheguem cada vez mais cedo, a APAV (Associação de Apoio à Vítima), diz que os casos são agora mais violentos do que os anteriores. Ameaças, insultos, agressões físicas e difamação são as situações de violência doméstica mais relatadas.

Últimas notícias
Mais Vistos
Mais Vistos do