País

Submarino Arpão é o primeiro português a navegar debaixo do gelo Ártico

A Operação Ártico 2024 contou com o apoio de várias Marinhas aliadas, fortalecendo, assim, a coesão da Aliança Atlântica.

Loading...

O submarino Arpão realizou sua primeira navegação debaixo de gelo durante a Operação Ártico 2024, um feito histórico para a Marinha Portuguesa devido às dificuldades da missão.

Ao serviço da NATO, o navio português Arpão atracou no porto de Nuuk, na Gronelândia, após concluir uma patrulha de 22 dias inserida na Operação Brilliant Shield.

Durante esta paragem logística, além do reabastecimento, houve tempo para o descanso da tripulação, que teve que "reaprender" a operar o navio nas altas latitudes, com icebergs e gelo solto, obrigando os marinheiros a adaptarem-se a algumas técnicas. Seguindo-se, depois, a preparação da próxima fase da missão: a navegação debaixo da placa de gelo Ártico.

A Operação Ártico 2024 contou com o apoio de várias Marinhas aliadas, fortalecendo, assim, a coesão da Aliança Atlântica.

O Arpão já navegou 212 dias, atravessando o Atlântico duas vezes. Destaca-se que, a 28 de abril, quando o Arpão partiu de Nuuk, contou com a presença a bordo do Almirante Gouveia e Melo, decano dos submarinistas no ativo.

Ao navegar em imersão profunda, com um teto de gelo confirmado pelos sonares e sonda, esta esquadrilha, que cruzou a mítica fronteira do Círculo Polar Ártico, mais uma vez superou-se e honrou a longa história marítima portuguesa.

Últimas notícias
Mais Vistos
Mais Vistos do