País

Incêndio deflagra no hospital de Ponta Delgada

O fogo começou este sábado de manhã no piso 1 do hospital. Todos os doentes foram transferidos para outras unidades de saúde. O serviço de urgência, bloco de partos e bloco operatório vão ficar encerrados por tempo indeterminado.

Loading...

Está extinto o incêndio que começou no sábado de manhã no Hospital de Ponta Delgada, nos Açores. Nove bombeiros ficaram feridos. Todos os doentes foram transferidos para outras unidades de saúde.

Segundo um comunicado a que a SIC teve acesso, o fogo começou no piso 1 do hospital, tendo sido acionado o plano de emergência “e tomadas todas as medidas previstas no mesmo”.

"Às 16:11 demos o incêndio como extinto e iniciámos a fase de rescaldo. Lamentamos, ainda que sem grande significado, que nove bombeiros tenham sofrido ligeiros ferimentos, com queimaduras e intoxicação por força dos fumos", avançou o responsável da Proteção Civil e Bombeiros dos Açores aos jornalistas no Hospital de Ponta Delgada, na ilha de São Miguel.

Ao início da tarde, os doentes ventilados e nos cuidados intensivos começaram a ser transferidos para um hospital privado. Já a alta dos doentes que iriam para casa este sábado à tarde foi antecipada, acrescenta o jornalista da SIC no local, Carlos Rico.

No entanto, mais tarde, o hospital decidiu transferir todos os doentes para outras unidades de saúde por precaução. Os centros de saúde que recebem doentes vão estar abertos 24 horas, com o apoio dos profissionais de saúde do hospital.

O serviço de urgência, bloco de partos e bloco operatório vão ficar encerrados por tempo indeterminado.

Nove bombeiros sofreram ligeiros ferimentos, com queimaduras e intoxicação por força dos fumos, revelou um responsável da Proteção Civil e Bombeiros dos Açores .

Por razões de segurança, foi pedido à população para evitar a ida ao hospital, na ilha de São Miguel, a não ser em caso de urgência.

O presidente da Assembleia Regional dos Açores, que esteve no local, garantiu que há capacidade de resposta para os doentes.

“Encontrei todos os profissionais motivados a ajudar”, disse Luís Garcia.

O incêndio foi declarado extinto às 16:11 locais (17:11 em Lisboa).

O alerta às autoridades foi dado às 09:20. As causas ainda não são conhecidas, mas sabe-se que o fogo começou numa “área técnica destinada aos postos de transformação de energia do hospital”.

Artigo atualizado pela última vez às 20:01.

Últimas notícias
Mais Vistos
Mais Vistos do