País

Votação no Parlamento foi "ato de justiça" para o interior, diz Plataforma P'la Reposição das SCUT

A Plataforma P'la Reposição das SCUT na A23, A24 e A25 disse que a votação desta quinta-feira, na Assembleia da República, foi um ato de justiça e estranhou por isso a posição assumida pelo Governo.

Loading...

O Parlamento aprovou, nesta quinta-feira, em plenário, na generalidade, um projeto do PS para abolição de portagens nas autoestradas antigas SCUT (Sem Custos para o Utilizador). O projeto de lei do Partido Socialista teve os votos favoráveis do Chega, BE, PCP, Livre e PAN, com PSD e CDS-PP a reprovarem-no e a Iniciativa Liberal a abster-se.

A Plataforma P'la Reposição das SCUT disse que a aprovação na Assembleia da República do fim das portagens fez justiça à população e às empresas do interior do país.

"É impossível estar a pagar impostos para nos deslocarmos dentro do território", disse Luís Veiga, empresário e membro do movimento.

Luís Veiga ainda salientou que "o definhamento" a nível económico, social e ambiental para a região motivado pelo fim das SCUT foram as esperadas e vincou que "há muito para recuperar".

"Colocar impostos é completamente imoral", acrescentou.

Este projeto do PS, segundo as estimativas do executivo liderado por Luís Montenegro, caso seja aprovado em votação final global tal como está, terá um custo de 180 milhões de euros em 2025, atingindo um valor acumulado de 1,5 mil milhões de euros no final dos prazos de concessão em 2040.

Ex-SCUT: Governo acusa PS e Chega de tentarem governar a partir do Parlamento

Últimas notícias
Mais Vistos
Mais Vistos do