País

Taxa de inflação desacelera para 2,2% em abril

A variação do índice relativo aos produtos energéticos aumentou para 7,9%.

Loading...

A taxa de inflação homóloga terá sido de 2,2% em abril, menos 0,1 pontos percentuais do que em março, segundo a estimativa rápida divulgada esta terça-feir pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

O indicador de inflação subjacente (índice total excluindo produtos alimentares não transformados e energéticos) terá registado uma variação de 2% em abril, contra 2,5% no mês precedente.

Por seu lado, a variação do índice relativo aos produtos energéticos aumentou para 7,9%, que compara com 4,8% no mês precedente, em consequência do efeito de base associado à redução de preços registada em abril de 2023 (variação mensal de -3,2%), enquanto o índice referente aos produtos alimentares não transformados registou uma taxa de variação nula (-0,5% em março).

O INE estima que, comparativamente com o mês anterior, a variação do Índice de Preços no Consumidor (IPC) terá sido 0,5%, contra 2% em março e 0,6% em abril de 2023.

Por seu lado, o Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC) português terá registado uma variação homóloga de 2,3% (2,6% no mês precedente).

O organismo de estatística nacional estima uma variação média nos últimos doze meses de 2,6% (2,9% no mês anterior).

Últimas notícias
Mais Vistos
Mais Vistos do