País

Ministro da Educação quer devolver tempo de serviço em 5 anos

O ministro da educação diz que a serenidade nas escolas passa pela recuperação do tempo de serviço em cinco anos, no entanto os sindicatos querem mais rapidez. As negociações vão começar em maio, mas esta semana começaram os encontros de apresentação.

Loading...

No final do primeiro dia de apresentações o ministro da educação confirmou a disponibilidade para a recuperação do tempo de serviço, 20% em cada um dos cinco anos.

"O que o programa de Governo prevê é a recuperação dentro da legislatura que tem quatro anos e meio, ou seja, prevê que haja já uma recuperação este ano e o resto nos quatro anos que ainda fazem parte desta legislatura", disse Fernando Alexandre, acrescentando que "é preciso ver como as coisas correm".

As propostas entregues pelos sindicatos passam, na maioria, por uma recuperação em três anos, mas o STOP propõe dois e como sindicato de todos os profissionais trouxe outros temas para a negociação.

“A escola só pode funcionar bem com todos os seus profissionais valorizados e isso não acontece por isso insistimos muito nessa questão”, disse André Pestana, líder do STOP.

Depois de ouvir todos, Fenprof e FNE, a encerrar, Fernando Alexandre promete elaborar a proposta do Governo com contributos dos professores.

"Nós pretendemos que o próximo ano letivo tenha inicio com normalidade e serenidade", garantiu o ministro.

As negociações vão ter inicio em maio, com os 12 sindicatos. Nos encontros desta semana sentaram-se representantes dos ministérios da educação e também das finanças.

Últimas notícias
Mais Vistos
Mais Vistos do