País

Ministra da Justiça inicia reuniões com os partidos sobre a corrupção

Reuniões de combate à corrupção vão decorrer no parlamento e começam esta sexta-feira com o PSD, PS e Chega. Para segunda-feira ficam a IL, o BE, PCP, Livre, CDS e PAN.

A ministra da Justiça, Rita Alarcão Júdice, à esquerda, acompanhada pela ministra da Cultura, Dalila Rodrigues, na Assembleia da República.
A ministra da Justiça, Rita Alarcão Júdice, à esquerda, acompanhada pela ministra da Cultura, Dalila Rodrigues, na Assembleia da República.
JOSÉ SENA GOULÃO

A ministra da Justiça, Rita Júdice, começa esta sexta-feira a ouvir os partidos com assento parlamentar sobre o combate à corrupção.

Fonte do Ministério da Justiça informou que as reuniões vão decorrer no parlamento e começam às 14:30 com o grupo parlamentar do PSD, seguindo-se o PS, às 15:30, e o Chega, às 16:30.

Para segunda-feira, dia 22, ficaram agendados os encontros com Iniciativa Liberal (09:00), Bloco de Esquerda (10:00), PCP (11:00), Livre (12:00), CDS (14:30) e PAN (15:30).

Iniciativa de Montenegro

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, tinha declarado já na semana passada que o Governo iria entrar em contacto com os grupos parlamentares para calendarizar as reuniões para lançar o diálogo em matéria de combate à corrupção, no seguimento do que tinha anunciado na tomada de posse de ter, no prazo de dois meses, uma "agenda ambiciosa" nesta área.

O programa do Governo apresentado propõe o alargamento das normas anticorrupção aos partidos políticos e a criminalização do enriquecimento ilícito, defendendo uma "agenda ambiciosa, célere e idealmente consensual" para o combate à corrupção.

O documento inclui ainda a regulamentação do 'lobbying', o reforço dos recursos humanos e técnicos para o combate à corrupção e a outros crimes no exercício de cargos públicos, o agravamento das sanções do Regime Geral de Prevenção da Corrupção e da pena acessória de proibição do exercício de função pública, e a ampliação das medidas de direito premial para aumentar os contributos na descoberta da verdade nos processos judiciais.

Últimas notícias
Mais Vistos
Mais Vistos do