País

"Não podemos normalizar": abril é o mês da prevenção dos maus-tratos na infância

Especialistas consideram que ainda há um longo caminho a percorrer no combate aos maus-tratos a crianças. Este mês é especialmente dedicado a chamar a atenção para a necessidade de prevenir. E com uma mensagem específica: a violência não educa, apenas assusta.

Loading...

Abril é o Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância. Em Oeiras, especialistas na área da proteção de menores defenderam que 50 anos depois do 25 de abril ainda há um longo caminho a percorrer no combate aos maus-tratos a crianças.

"Serei o que me deres e que seja amor", esta foi a frase escolhida para a Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças para assinalar o mês de abril.

"A ideia é sensibilizar, informar, não normalizar. A violência é um ciclo ao longo da vida, intergeracional", afirma a vice-presidente da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças, Maria João Fernandes.

Os especialistas que participaram no debate em Oeiras garantem que o país está melhor do que há 50 anos no reconhecimento dos direitos das crianças, mas ainda há muito a fazer. Pedem que a sociedade esteja atenta aos mais novos.

As incitativas de sensibilização decorrem durante todo o mês, mas os especialistas voltam a lembrar todos temos todos os dias o dever de proteger as crianças e jovens e de prevenir qualquer forma de violência.

Últimas notícias
Mais Vistos
Mais Vistos do