País

Barragem do Arade é a única abaixo dos 20%: produtores de laranja sem rega

Cabe à comissão de acompanhamento da seca rever o quadro de restrições, mas com a tomada de posse do novo Governo, a reunião prevista para este mês, ainda nem tem data marcada.

Loading...

Os produtores de laranja do Silves, no Algarve, estão preocupados porque continuam a não poder regar. Pedem um alívio dos cortes no consumo de água decretados no período da seca porque consideram que a situação melhorou.

As reservas de água do Algarve estão já duas vezes e meia acima do cenário que determinou os cortes ao abastecimento, no início do ano, mas os citricultores de Silves continuam sem conseguir regar.

A Barragem do Arade, que é a que os serve, é a única no país que se mantém na classificação vermelho, porque as águas das chuvas ficaram retidas a montante numa barragem dedicada ao abastecimento público.

Cabe à Comissão Permanente da Seca rever o quadro de restrições, mas com a tomada de posse do novo Governo, a reunião prevista para este mês, ainda nem tem data marcada.

A barragem está nos 18% da capacidade é a que tem menos quantidade no país, não chegando para garantir dois meses de rega no verão.

Cresce a ansiedade junto dos agricultores, relativamente aos cortes ao abastecimento foram determinados no inicio do ano.

Últimas notícias
Mais Vistos
Mais Vistos do