País

É a principal causa de morte em Portugal e número de doentes está a aumentar

O número de doentes com AVC voltou a subir em 2023. No ano passado, o Instituto Nacional de Emergência Médica socorreu 24 pessoas por dia.

Loading...

O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é a principal causa de morte e de incapacidade em adultos em Portugal. A cada hora que passa, três pessoas sofrem um AVC, sendo que um deles não sobrevive e dos restantes metade ficará com sequelas incapacitantes.

Em 2023, o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) deu assistência a 8.796 pessoas, uma média de 24 casos por dia. São mais 1.920 do que no ano anterior e o dobro do registo de 2019, ano pré-pandemia.

O distrito de Lisboa foi o que registou mais casos de AVC (1.665), seguiu-se o Porto (1.639) e Setúbal (640).

A idade média dos doentes atendidos através da Via Verde AVC foi de quase 74 anos (73,9%), 50% eram mulheres e outros 50% homens.

O AVC é provocado por uma descida repentina do fluxo sanguíneo responsável pela irrigação do cérebro. Há dois tipos: o isquémico e o hemorrágico.

Sinais a ter em atenção

A hipertensão está quase sempre associada. Os médicos alertam para uma vigilância controlada da tensão arterial e para uma alimentação saudável.

A falta de força num dos braços, a boca ao lado ou dificuldade em falar são alguns dos sintomas da doença. As primeiras horas após o início de um AVC são essenciais para evitar sequelas.

As pessoas com sinais e/ou sintomas devem contactar de imediato o 112. A linha telefónica de emergência médica aciona de imediato a Via Verde AVC de modo a que o doente seja corretamente assistido e encaminhado para a unidade hospitalar referenciada para o tratamento da doença.

Últimas notícias
Mais Vistos
Mais Vistos do