País

"O PS apresentou um candidato, que não foi eleito mas venceu por duas votações"

O deputado socialista Eurico brilhante Dias revela que o PS nunca foi contactado para um acordo para eleger o novo presidente da Assembleia da República e lembra que os socialistas apresentaram um candidato que venceu nas votações por duas vezes.

Loading...

O parlamento vai voltar a reunir-se na quarta-feira para uma nova votação para o cargo de presidente da Assembleia da República, após três tentativas falhadas esta terça-feira.

Em declarações aos jornalistas na Assembleia da República, Eurico Brilhante Dias salientou que o grupo parlamentar do PS "jamais, em momento algum, foi contactado por outro grupo parlamentar, em particular o grupo parlamentar do PSD, para fazer qualquer acordo quanto a um candidato a presidente da mesa da Assembleia da República".

Brilhante Dias referiu que os socialistas apresentaram as suas candidaturas para a mesa do parlamento - "um vice-presidente, um secretário e dois vice-secretários" - e inicialmente optaram por não indicar qualquer nome para a presidência porque havia "um acordo público entre a Aliança Democrática (AD) e o Chega".

"Em momento algum, o grupo parlamentar do Partido Socialista foi contactado para um acordo para eleger o presidente da Assembleia da República", afirmou o ainda Presidente do Grupo Parlamentar do PSD.

Foi apenas, prosseguiu, "perante a incerteza e pelo facto evidente de esse acordo ter soçobrado aos olhos dos portugueses que o PS apresentou um candidato", Francisco Assis, que "ganhou duas votações".

"O Partido Socialista apresentou um candidato, que venceu duas vezes. Não foi eleito mas venceu por duas votações", acrescentou.

Os deputados Francisco Assis e José Pedro Aguiar-Branco falharam novamente a eleição para presidente da Assembleia da República, já que nenhum obteve a necessária maioria absoluta.

O socialista Francisco Assis obteve 90 votos, o social-democrata Aguiar-Branco 88 e registaram-se 52 votos brancos, na terceira tentativa falhada de eleger o próximo presidente da Assembleia da República.


Últimas notícias
Mais Vistos
Mais Vistos do