País

Jardim na Guarda é palco de simulacro para testar meios de socorro

30 operacionais, entre bombeiros e profissionais de saúde testaram os meios de socorro num simulacro de acidente na Guarda. Correu tudo bem, exceto o tempo de espera pelo atendimento do centro de orientação de doentes urgentes.

Loading...

O palco do acidente ‘faz de conta’ foi o Jardim José de Lemos no centro da cidade da Guarda. Um automobilista sentiu-se mal e perdeu o controlo sobre o carro que conduzia. Resultado? Atropelou um grupo de jovens.

Primeiro foi acionado o 112 que passou a chamada para o Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU). O protocolo diz que a chamada deve ser atendida em segundos, mas foram precisos… três longos minutos.

A Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) foi a primeira a chegar. A equipa contabilizou 18 vítimas que foram triadas de imediato.

O CODU encaminhou os feridos para o hospital de proximidade na Guarda e a organização do simulacro ficou satisfeita com o resultado.

Os auditores do INEM acompanharam o exercício, mas não quiseram dizer o que falhou. A verdade é que se o acidente fosse a sério, a VMER podia ficar parada por falta de equipa.

Últimas notícias
Mais Vistos
Mais Vistos do