País

Prisão de Lisboa "oferece segurança que outros estabelecimentos prisionais não oferecem"

O Conselho de Ministros aprovou há um ano e meio o encerramento gradual do Estabelecimento Prisional de Lisboa até 2026. Os guardas prisionais iniciaram uma greve contra o fecho da cadeia.

Loading...

Os guardas do Estabelecimento Prisional de Lisboa começaram, esta quinta-feira, uma greve contra o encerramento da prisão. O sindicato diz que a cadeia é das mais seguras do país e que precisa apenas de obras.

A primeira fase do plano de transferência de reclusos do Estabelecimento Prisional de Lisboa foi enviada aos sindicatos há duas semanas pela Direção-Geral dos Serviços Prisionais.

O Sindicato do Corpo da Guarda Prisional está contra o fecho da prisão e convocou uma greve que só termina no final do próximo mês.

"Há muito que está previsto o encerramento. Este Estabelecimento Prisional, apesar de não oferecer habitabilidade, oferece segurança que outros Estabelecimentos Prisionais para onde vão ser transferidos os reclusos não oferecem", revela à SIC Carlos Sousa, do Sindicato Nacional do Corpo da Guarda Prisional.

Um deles é o de Tires, o primeiro da Grande Lisboa para onde serão transferidos presos. Está previsto que receba 160 reclusos ainda no primeiro semestre do ano.

O sindicato prevê constrangimentos na saída dos reclusos para o exterior, no entanto a greve não deverá afetar o funcionamento interno da prisão.

O Conselho de Ministros aprovou há um ano e meio o encerramento gradual do Estabelecimento Prisional de Lisboa até 2026. Um relatório do Conselho Europeu concluiu que os reclusos desta cadeia vivem em condições degradantes.

Para compensar o fecho, o Governo investiu 24 milhões de euros para aumentar o número de celas noutras prisões.

Últimas notícias
Mais Vistos
Mais Vistos do