País

Portugal apoia Ucrânia com 100 milhões de euros para compra de munições

Este anúncio foi feito no dia em que o Presidente francês, Emmanuel Macron, disse que a Europa deve preparar-se para a guerra se quiser a paz. O apoio já foi aprovado em Conselho de Ministros.

Portugal apoia Ucrânia com 100 milhões de euros para compra de munições
TIAGO PETINGA/LUSA

Portugal vai contribuir com 100 milhões de euros para o programa de aquisição de munições de grande calibre para a Ucrânia, que está a ser desenhado pela República Checa.

A medida em questão já foi aprovada em Conselho de Ministros. O Ministério da Defesa emitiu um comunicado onde explicita que as munições que irão ser compradas serão, "em particular, as de 155 mm".

"A utilização destas munições no campo de batalha atingiu níveis extremamente elevados, que tornam vital e urgente para a Ucrânia obter munições adicionais para responder aos ataques continuados e mais intensos da Rússia", lê-se na nota.


O Ministério sublinha que, para além dos 100 milhões de euros, Portugal já enviou para a Ucrânia "40 blindados de transporte de pessoal M113, Munições de artilharia e munições ligeiras; obuses e diverso armamento; embarcações de alta velocidade e sistemas aéreos não tripulados, material médico e sanitário, bem como material de comunicações, geradores para produção de energia elétrica, vestuário, fardamento e equipamento individual de combate", entre outros.

Este anúncio foi feito no dia em que o Presidente francês, Emmanuel Macron, disse que a Europa deve preparar-se para a guerra se quiser a paz. Nas últimas semanas, a Alemanha e os Países Baixos anunciaram apoios no mesmo valor.

Últimas notícias
Mais Vistos
Mais Vistos do