País

Maior cabo submarino do mundo está amarrado em Portugal

Nos dias de hoje, 95% de tráfego mundial na internet passa por cabos submarinos e o maior do mundo está agora amarrado em Portugal e liga 33 países.

Loading...

No mesmo dia em que foi amarrado em Portugal o maior cabo submarino do mundo, o Governo assinou o contrato que vai permitir fazer uma nova ligação entre o continente e as ilhas.

Os cabos submarinos são responsáveis por 95% do tráfego global de internet e está amarrado em Portugal aquele que vai ser o maior cabo submarino do mundo.

É conhecido como cabo Facebook porque uma das empresas envolvidas no projeto é precisamente a empresa dona desta rede social.

Com o objetivo é melhorar a conectividade de Portugal com o resto do mundo, este cabo ligou-se a Portugal nesta quarta-feira. O cabo terá a extensão de 45 mil km e vai ligar 33 países, cinco na Europa, dezanove em África, sete no Médio Oriente e dois na Ásia.

Para além da dona do Facebook estão ainda envolvidas oito empresas de telecomunicações multinacionais.

Os cabos submarino que são cada vez mais usados por estados e empresas privadas no mundo inteiro.

Novo cabo submarino liga o continente às ilhas

Num projeto semelhante ao do cabo Facebook, as Infraestruturas de Portugal e a Alcatel assinaram esta quarta-feira um contrato para um novo cabo submarino que vai ligar o território continental às ilhas dos açores e da madeira

“Este cabo submarino de telecomunicações é, por isso, uma obra fundamental antes de mais para um Portugal mais conectado e por essa via mais coeso”, afirma Mário Campolargo, Secretário de Estado da Digitalização

O investimento formalizado nesta sala da sede da infraestruturas de Portugal vai custar 154 milhões de euros ao estado e tem conclusão prevista para 2026.

O atual sistema de cabos submarinos entre Portugal continental e as ilhas está em operação desde 1999.

Últimas notícias
Mais Vistos
Mais Vistos do