País

Educação: escassez de professores de Português aumenta 250%

Há alunos, a poucos meses de exames nacionais, que ainda não têm professores de matemática e português.

Loading...

Português e Matemática são duas disciplinas onde mais faltam professores. No último ano a escassez de docentes à língua de Camões agravou-se 250 %.

A cerca de três meses da realização dos exames nacionais do 9º ano, há ainda alunos sem professores de Matemática e também de Português, disciplina que no 3º ciclo e secundário exigiu a 60% das escolas a contratação de professores sem habilitação profissional.

O mesmo é dizer com formação académica, mas não pedagógica.

Uma semana antes deste inicio letivo nas escolas públicas faltavam 129 professores de Português, uma subida de 250% em relação ao ano anterior em que estavam por colocar 48 docentes.

O grupo de trabalho nomeado pelo Governo para rever o regime de habilitação profissional para a docência estima que perante uma tendência cada vez
mais crescente em 2030 a Português haverá 2.861 professores em falta.

Nos últimos três anos, o número de recém-formados não tem sido suficiente, é cerca de sete vezes inferior ao que seria necessário nas escolas.

Segundo dados da Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência a que o Diário de Notícias teve acesso de 2018 a 2022 para lecionar o português, apenas se diplomaram 45 professores, sendo que a matemática são ainda menos: 26.

Portugal é atualmente o país da União Europeia com a classe docente mais envelhecida. Até agora não tem sido capaz de tornar a carreira de professores atrativa para os jovens.

Últimas notícias
Mais Vistos
Mais Vistos do