País

Hospital de Viseu adota nova forma de gestão da roupa hospitalar

Tratar da roupa num hospital é um desafio de gestão e de custos. No hospital de Viseu, por exemplo, a quantidade de roupa que é preciso lavar num único dia pode chegar cinco toneladas.

Loading...

O Hospital de Viseu adotou uma nova forma para distribuir a roupa hospitalar. Um método que conseguiu acabar com a quebra de stocks durante os picos de internamento e ao mesmo tempo tem impacto positivo em termos ambientais.

Por cores, por tamanhos, por tipo de roupa e com níveis mínimos e máximos de stock ajustados às necessidades de cada enfermaria. À primeira vista, parece ser simples, mas na unidade local de saúde de Viseu Dão Lafões, foi mudar hábitos de muito anos.

Antes, durante a manhã, altura em que o fluxo no hospital é muito maior, cada carro saía da lavandaria mais ou menos carregado, com um único tipo de roupa. Agora, circulam à tarde e apenas com os pedidos feitos informaticamente.

Este modelo surgiu depois de uma candidatura à bolsa José Nogueira Rocha, promovida pela Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares com vista à melhoria das organizações.

Este processo eficaz e sem falhas na lavagem de roupa já está a ter também impacto ambiental. Por dia são lavadas três toneladas de roupa hospitalar, mas que pode chegar às cinco toneladas e meia, por exemplo, no inverno.

Últimas notícias
Mais Vistos
Mais Vistos do