País

Algarve: pressão nas torneiras vai diminuir e quem gastar água a mais vai ser multado

Devido à maior seca de sempre sentida na região, vai correr menos água nas torneiras do Algarve já a partir do final de fevereiro.

Loading...

Os municípios do Algarve decidiram baixar a pressão da rede para tentar que as reservas de água durem até ao final do ano, mas preparam-se também para subir as tarifas e instituir multas para quem gastar mais.

O novo regulamento intermunicipal, a ser submetido à entidade reguladora até ao final do mês, acaba com os segundos contadores, destinados à rega doméstica e piscinas. Aumenta ainda as tarifas e até prevê multas para os maiores gastadores, sejam domésticos, sejam também hoteleiros.

O corte no abastecimento público tem em conta o cenário mais pessimista. As barragens a 25% da capacidade têm água para apenas oito meses.

O objetivo é fazer com que dure até ao final do ano, pelo menos para o consumo humano, porque a agricultura vai enfrentar um corte severo: 50% no perímetro de rega de silves, 70% a sotavento.

A comissão interministerial que acompanha a seca reúne-se na próxima quarta-feira. Deverá avançar também com cortes na extração de águas subterrâneas.

Últimas notícias
Mais Vistos
Mais Vistos do