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Linha de alta velocidade: primeira fase deverá estar concluída em 2028

O lançamento do concurso está previsto para o final de junho e fará subir para 3.500 milhões de euros o custo total da primeira fase. Mas está previsto que 20% deste valor, 729 milhões de euros venham de Bruxelas.

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O lançamento do concurso agora viabilizado pelo PSD é apenas o primeiro dos quatro previstos para construir a linha de alta velocidade que ligará Lisboa ao Porto em uma hora e quinze minutos.

A linha que permitirá viajar a 300 à hora vai ser construída em três fases. A primeira deverá ficar pronta até 2028 e prevê dois troços.

O primeiro liga o Porto a Oiã, freguesia de Oliveira do Bairro, no distrito de Aveiro. Tem 71 quilómetros e deverá ser o mais caro. Inclui, por exemplo,
uma nova ponte sobre o Douro, preparada para a alta velocidade.

O concurso, que agora já tem luz verde do PSD, deverá ser lançado até ao dia 18 deste mês.

O segundo troço liga Oiã a Soure, no distrito de Coimbra, e vai acrescentar outros 71 quilómetros à linha do TGV.

O lançamento do concurso está previsto para o final de junho e fará subir para 3.500 milhões de euros o custo total da primeira fase. Mas está previsto que 20% deste valor, 729 milhões de euros venham de Bruxelas.

Numa segunda fase, que deverá estar concluída até 2030, a alta velocidade chegará ao Carregado e só depois disso haverá condições para tratar do quarto troço que ligará o Carregado a Lisboa. A ideia é aproveitar a já existente linha do Norte, mas o trajeto ainda está em aberto e vai depender da localização do novo aeroporto de Lisboa e pode obrigar o TGV a dar uma curva até Alcochete para entrar em Lisboa pela Margem Sul do Tejo, solução que pelas contas da comissão independente até sairia mais barata.

A esta distância, dificilmente o custo deste mega projeto orçado em 4.500 milhões de euros não irá derrapar, seja pela inflação ou pelos custos com materiais e mão de obra, ainda que o Governo garanta que, por agora, os números se mantêm.

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