País

Novo aeroporto: relatório da comissão independente será conhecido entre 20 e 24 de novembro

Ainda não é esta semana que se vai conhecer o relatório com as conclusões da Comissão Técnica Independente sobre a melhor localização para o novo aeroporto de Lisboa.

Loading...

É preciso esperar mais duas semanas para se saber quais são as opções mais bem colocadas para receber o novo aeroporto de Lisboa. A conclusão de alguns dos estudos encomendados remeteu a apresentação pública do relatório da Comissão Técnica Independente para a semana que vai de 20 a 24 de novembro.

Segue-se um período de consulta pública durante 30 dias até ao Natal e só depois será fechado o relatório final em janeiro de 2024, com o eventual aproveitamento de sugestões apresentadas.

Há um mês, havia a convicção de que o primeiro relatório seria conhecido esta semana, com a consulta pública a começar de imediato. No entanto, a complexidade de alguns estudos encomendados prolongou os trabalhos e empurrou a entrega do relatório da comissão de avaliação para o último terço deste mês de novembro.

Em estudo estão cinco localizações alternativas: Vendas Novas, Campo de Tiro de Alcochete, Montijo, Santarém e e Poceirão/Rio Frio. Estas opções desdobram-se em nove, uma vez que há a possibilidade de algumas localizações começarem por ser complementares à atual pista da Portela.

A Comissão Técnica Independente não vai dizer onde deve ficar o novo aeroporto de Lisboa, nem classificar as várias alternativas. Em jeito de conclusão, a comissão apontará vantagens e desvantagens a cada um dos 21 fatores críticos considerados essenciais para apoio à decisão.

A opção será puramente política porque o relatório não apresentará qualquer indicação prévia.



Últimas notícias
Mais Vistos
Mais Vistos do