País

Manifestantes pedem preservação da Quinta dos Ingleses, onde muitos vivem em tendas

Esta zona verde em Carcavelos está em risco por causa da construção de apartamentos, zonas comerciais e hóteis. Neste momento acolhe também familias que viviem em tendas porque deixaram de conseguir pagar uma casa.

Loading...

Centenas de pessoas manifestaram-se em Carcavelos, perto de Lisboa, em defesa do que dizem ser o pulmão do concelho. A Quinta dos Ingleses é um tema sensível para quem vive na região.

Trata-se de um espaço verde, com 52 hectares, colado à praia da Carcavelos e para onde há um projeto de construção de 850 apartamentos, lojas e três hotéis.

Centenas de pessoas juntaram-se à causa para dizer que querem manter o espaço verde e torná-lo num parque urbano.

Mas a Quinta dos Ingleses há anos que passou a ser também a casa de dezenas de famílias.

"Viemos para cá por estratégia, para podermos juntar o nosso dinheiro, o que estava impossível antes. Pagávamos o arrendamento e no dia seguinte já não tínhamos dinheiro", conta Márcia.

Em dificuldade para pagarem casa, as pessoas compram tendas ou roulottes e passam a viver aqui.

“Tem portugueses, ingleses, ucranianos e brasileiros”

É o caso de Márcia e de Cielle, que não quer mostrar a cara porque a família ainda não sabe que se mudou para o local há duas semanas, quando viu a reportagem da SIC.

"Tem portugueses, tem ingleses, ucranianos, não são só brasileiros", garante Cielle, realçando que pagar uma renda está difícil para todos.

Não querem nem ouvir falar do fim deste espaço verde.

Autarquia não comenta caso

O plano para se construir aqui arrasta-se desde os anos 1960 e nunca avançou.

A Câmara de Cascais recusa comentar porque diz que ao longo dos anos foi esclarecendo as mentiras relacionadas com o projeto.

Em 2021, o autarca defendia que só o Governo podia travar a construção do empreendimento na Quinta dos Ingleses, que pertence à construtora Alves Ribeiro.

Últimas notícias
Mais Vistos
Mais Vistos do