País

Baleia-sardinheira alimenta-se ao largo do Estoril

Tinha cerca de 10 metros, mas a espécie pode atingir mais do dobro do comprimento, o que faz com que seja o terceiro maior cetáceo do mundo. O raro avistamento surpreendeu um grupo de turistas.

Baleia-sardinheira alimenta-se ao largo do Estoril
SeaEO Tours - Sea & Estuary Odyssey

Uma baleia-sardinheira, com cerca de dez metros de comprimento, foi avistada a alimentar-se ao largo do Estoril, este domingo e também na segunda-feira.

O raro avistamento surpreendeu um grupo de turistas e ficou registado em vídeo, no qual se vê o cetáceo “a surgir à superfície, alimentando-se de uma forma muito característica, quase como se filtrasse a água para capturar o peixe”, explica à SIC Notícias Sidónio Pais, biólogo marinho e dono da empresa Sea EO Tours, que realizava o passeio.

Loading...

“Não é muito frequente encontrarmos esta espécie ali. Observámo-la duas vezes, no domingo e na segunda-feira, a meio da manhã, depois até de termos avistado alguns golfinhos. Estava entre marés do Atlântico e do Tejo e podíamos ver como se alimentava do peixe à superfície”, descreve o biólogo marinho, sublinhando que “nestes encontros há sempre alguma preocupação”.

Daí que o grupo tivesse “mantido a devida distância e, ainda que a baleia se tivesse apercebido" da presença do barco, não procurou interagir com o mesmo.

Apesar deste exemplar ser ainda um “pré-adulto”, com apenas dez metros, a espécie pode atingir mais do dobro do comprimento na vida adulta, chegando aos 22 metros. A baleia-sardinheira é considerada o terceiro maior cetáceo do mundo.

Ainda que se trate de um avistamento raro junto ao rio Tejo, esta é uma espécie avistada com frequência dos Açores e já começa a ser registada também ao largo do Algarve, como foi o caso de um juvenil que se alimentava a dois quilómetros de Faro e foi ‘apanhado’ pela equipa de investigadores que estuda a abundância de cetáceos na região.

Últimas notícias
Mais Vistos
Mais Vistos do