País

“Bispo Exorcista” e os controversos retiros espirituais em Fátima: o que está em causa?

A realização de retiros espirituais num hotel em Fátima está a gerar polémica. A diocese de Leiria-Fátima avançou que o Bispo D. José Ornelas já reportou o caso às autoridades do Vaticano.

Loading...

A realização de retiros espirituais em Fátima, onde se tem falado sobre exorcismos, levou a que a diocese liderada por D. José Ornelas se viesse a demarcar dos eventos e garantir que nada tem a ver com a organização. Diz mesmo que os eventos não estão em comunhão com a Igreja.

Os retiros realizam-se desde meados do ano passado num hotel em Fátima. Designados de “Cura e Libertação”, são organizados por Francisco Marques, autor de vários livros. Um deles, motivo apontado para a criação de uma relação próxima com o Papa Francisco.

Agora, a diocese de Leiria-Fátima veio demarcar-se desses encontros, que em comunicado diz serem realizados fora da comunhão eclesial, e que as fotografias com o Papa são antigas e de circunstância.

Nos retiros mensais também participa Salvatore Micalef, apresentado como “Bispo Exorcista”. Também é acusado de não estar em comunhão com a Sé Apostólica. Isto porque a ordenação como padre e bispo não teve mandato do Papa.

A diocese diz ainda que Francisco Marques não é seminarista, o que o visado confirma, e diz ter interrompido, mas garante que os retiros não fogem aos ensinamentos católicos.

Últimas notícias
Mais Vistos
Mais Vistos do