País

Diminuição da poluição no Tejo trouxe os golfinhos de volta à capital

O Observatório de Golfinhos no Tejo está a preparar um relatório onde explica as possíveis razões para o aumento destes cetáceos no estuário do rio.

Diminuição da poluição no Tejo trouxe os golfinhos de volta à capital
Loading...

Numa altura em que decorre em Lisboa a Conferência dos Oceanos das Nações Unidas, ao rio Tejo regressam os golfinhos. Esta realidade só foi possível com a diminuição da poluição do rio e do tráfego de cruzeiros que diariamente entravam na capital.

São uma atração para os turistas pagam as viagens no Tejo para ver os golfinhos. O número de observações é atualmente muito superior àquelas que se verificavam há uns anos.

O Observatório de Golfinhos no Tejo prepara-se para apresentar um relatório onde explica as possíveis razões para o aumento do número destes cetáceos no estuário do rio. A abundância de alimentos parece ser, neste momento, a principal razão.

Mais importante que atrair turistas, para observar os golfinhos é urgente que a população de Lisboa perceba a necessidade de preservar o estuário. O desaparecimento de industrias altamente poluentes, que quase destruíram o Tejo, permitiram o regresso dos golfinhos e outras espécies ao estuário.

Com menos embarcações piscatórias, os golfinhos têm agora mais alimentos disponíveis. A pandemia acabou também por influenciar este fenómeno, visto que as viagens marítimas de recreio realizadas no Tejo reduziram.

ESPECIAL CIMEIRA DOS OCEANOS

SAIBA MAIS:

Últimas notícias
Mais Vistos
Mais Vistos do