Olhares pelo Mundo

Descoberto na Argentina dinossauro veloz com características únicas

O fóssil do Chakisaurus Nekul, que viveu há cerca de 90 milhões de anos, foi encontrado na Reserva Natural Pueblo Blanco, na atual Patagónia.

Loading...

Paleontólogos anunciaram a descoberta de um dinossauro herbívoro de tamanho médio que viveu há cerca de 90 milhões de anos. Batizado com o nome Chakisaurus Nekul, foi encontrado na Reserva Natural Pueblo Blanco, na Argentina, na atual Patagónia.

Estima-se que o maior Chakisaurus Nekul tivesse 2,5 a 3 metros de comprimento e 70 centímetros de altura. Os especialistas que estão a analisar o fóssil deste animal agora descoberto, indicam que era um dinossauro veloz e tinha características únicas, nomeadamente a cauda curvada para baixo.

"Esta nova espécie, Chakisaurus Nekul, era um herbívoro bípede que, entre suas características mais importantes, tinha uma cauda que, ao contrário de outros dinossauros, era horizontal e tinha uma curvatura para baixo. É algo muito novo para esses animais. Além disso, sabe-se que era um bom corredor, o que era necessário porque vivia com um grande número de predadores e a sua única defesa era ser mais rápido do que eles", explica em entrevista à agência Reuters Rodrigo Alvarez, autor do estudo.

O nome deriva da palavra Chaki, que significa na língua Aonikenk do povo indígena Tehuelche "velho guanaco". Nekul significa “rápido” ou “ágil” na língua Mapudungun do povo indígena Mapuche.

Gauanado é um animal originário da região andina da América do Sul, de cor castanha no dorso e branca nas partes inferiores e aspeto idêntico ao lama, mas porte um pouco mais robusto.

A Reserva Natural Pueblo Blanco fica na província meridional de Rio Negro, 25 quilômetros a sul de El Chocón, uma área extremamente rica em fósseis, onde foram encontrados mamíferos, tartarugas, peixes e outras espécies de dinossauros.

A expedição que fez esta descoberta contou com o apoio da National Geographic Society. Uma equipe de paleontólogos argentinos fez a descoberta em 2018, mas o achado só recentemente foi revelado num artigo publicado na revista da especialidade Cretaceous Research.


O Chakisaurus Nekul “tinha o corpo adaptado para correr. e uma cauda com uma anatomia que lhe permitia balançar lateralmente para se equilibrar durante a corrida”, detalha Sebastian Rozadilla, co-autor do artigo científico, em declarações à Reuters.

Últimas notícias
Mais Vistos
Mais Vistos do