Mundo

Operação em Rafah enfraquece relação entre EUA e Israel

Joe Biden diz que os Estados Unidos não vão fornecer a Israel armamento que possa ser usado numa eventual incursão de larga escala em Rafah. O governo isarelita não gostou do que ouviu.

Loading...

Apesar de por enquanto ser difícil de aferir o efeito prático da decisão de Washington, o facto de ter sido anunciada uma pausa no fornecimento de armas a Israel é diplomaticamente relevante. É a primeira vez na história da aliança entre os Estados Unidos e Israel que Washington exerce publicamente este tipo de pressão.

Em entrevista à CNN, Joe Biden deixou claro que o objetivo é travar uma ofensiva em larga escala em Rafah, no sul de Gaza, onde nos últimos sete meses se concentrou a população deslocada do território palestiniano.

Telavive ainda não reagiu de forma oficial, mas informalmente o primeiro-ministro Netanyahu reiterou a mensagem de que o Governo de Israel não vai ceder a pressões externas.

Milhares continuam em fuga

Sem que se vislumbre um cessar-fogo, milhares de pessoas continuam em fuga de Rafah.

Em Israel, os familiares dos reféns mantêm a pressão sobre o governo para que assine um acordo que permita a libertação dos reféns.

Últimas notícias
Mais Vistos
Mais Vistos do