Mundo

Rússia assinala Dia da Vitória

Durante o discurso que protagonizou nas celebrações do Dia da Vitória, Vladimir Putin fez questão de referir que apesar da Rússia estar a atravessar um momento crítico fará de tudo para evitar um confronto entre as potências mundiais, ainda que não se deixe ameaçar.

Loading...

Assinala-se esta quinta-feira na Rússia o Dia da Vitória, data que marca a conquista da União Soviética sobre a Alemanha nazi na Segunda Guerra Mundial.

Em Moscovo, celebra-se o 79.º aniversário da derrota nazi com o habitual desfile militar na Praça Vermelha, uma demonstração do arsenal militar da Federação Russa, que envolve mais de 9.000 pessoas e 70 unidades de equipamento militar, segundo o Ministério da Defesa russo.

Tal como os habituais regimentos e companhias dos vários ramos das forças armadas russas, o evento conta também com a presença de soldados que participaram nos combates na guerra na Ucrânia.

Durante o discurso que protagonizou, o presidente russo Vladimir Putin que assumiu a liderança do país recentemente para o seu 5º mandato, fez questão de referir que “a Rússia está a atravessar um momento crítico”, afirmando em seguida que "o destino do nosso país depende de cada um de nós".

"Hoje, no Dia da Vitória compreendemos cada vez mais e honramos esta geração de vencedores. A sua capacidade de com valentia lutar contra as dificuldades e estar sempre confiantes em si e no seu pais", continuou, salientando que é preciso "amar a pátria de uma forma total".

Durante o discurso, Vladimir Putin afirmou ainda que a Rússia fará de tudo para evitar um confronto entre as potências mundiais, mas não se deixará ameaçar.

“A Rússia fará tudo para evitar um confronto global. Mas, ao mesmo tempo, não permitiremos que ninguém nos ameace. As nossas forças estratégicas estão sempre em estado de prontidão para o combate", disse Putin.

No contexto da guerra na Ucrânia, Putin anunciou que vai ordenar "manobras militares nucleares" num "futuro próximo".

Depois de apelar a um minuto de silêncio, Putin terminou o discurso com as palavras: “Pela Rússia! Pela vitória! Viva!", dando a deixa para que milhares de tropas respondessem com três fortes vivas.

Tal como ano passado, os desfiles militares e as celebrações terão fortes limitações, devido a preocupações de segurança relacionadas com a guerra na Ucrânia. Também o ataque terrorista de março que matou 144 pessoas, na sala de espetáculos Crocus City Hall irá ter impacto nas celebrações.

Este ano uma das iniciativas canceladas foram as chamadas marchas do "Regimento Imortal", em que milhares de russos desfilam pelo país com retratos dos seus familiares que combateram na Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

O que assinala o Dia da Vitória?

O Dia da Vitória comemora a vitória europeia dos Aliados sobre o regime da Alemanha nazi, no final da Segunda Guerra Mundial, em 8 de maio 1945.

Nos países sob influência da antiga União Soviética, a partir de 1967, o Dia da Vitória começou a ser comemorado nos dias 9 de maio, referindo-se ao dia da capitulação das forças nazis perante as tropas soviéticas, e passou a ser considerado um dia feriado.

Notícia atualizada às 09:00

Últimas notícias
Mais Vistos
Mais Vistos do