Mundo

Guerra em Gaza: Hamas terá aprovado a primeira fase do acordo

Hamas terá recebido a garantia dos Estados Unidos de que, no final de todas as fases previstas no acordo, haverá uma retirada total das tropas de Israel de Gaza.

Loading...

O Hamas terá aprovado uma primeira fase do acordo de cessar-fogo e libertação de reféns, segundo avançam os meios de comunicação israelitas.

De acordo com uma fonte do Hamas, o grupo diz que recebeu a garantia dos Estados Unidos da América de que, no final de todas as fases previstas no acordo, haverá uma retirada das tropas israelitas de Gaza.

A garantia norte-americana foi comunicada através dos mediadores do Egito e Qatar, que recebem este sábado uma delegação do grupo, no Cairo.

Segundo o Times of Israel, o acordo deverá também vir acompanhado de uma promessa apoiada pelos Estados Unidos de que Israel não vai avançar com a operação militar na cidade de Rafah.

O jornal saudita Asharq avança que o acordo está próximo e que a reposta do Hamas vai ser anunciada nas próximas horas.

Ainda assim, Israel mantém a intenção de avançar com a ofensiva na cidade o e fez um ultimato ao Hamas: se não houver acordo no prazo de uma semana, as forças israelitas avançam.

As negociações prosseguem este sábado no Egito, com a presença de uma delegação do Hamas

Entretanto, os Estados Unidos terão pedido ao Catar para expulsar o Hamas do país, se o grupo não aceitar o acordo.

A última proposta de acordo em cima da mesa inclui uma primeira fase, com duração de 40 dias, a segunda fase, 42 dias, e a terceira e última, que iria durar 42 dias. Durante estes dias, haveria a libertação dos reféns mantidos em cativeiro e uma retirada das forças israelitas.

Últimas notícias
Mais Vistos
Mais Vistos do