Mundo

Viticultores europeus aquecem vinhas durante a noite para não perderem colheitas

Há várias soluções para combater as baixas temperaturas, desde pequenas fogueiras, a lamparinas a óleo, turbinas que lançam ar quente e outros truques, que os agricultores vão descobrindo.

Loading...

Com as alterações climáticas, em vários países europeus, os produtores de uvas estão a aquecer as vinhas na primavera, durante a noite, para não perderem as colheitas. Em França, Espanha e Itália, usam pequenas fogueiras ou aquecedores, para combaterem o frio e a geada.

A primavera é, cada vez mais, um desafio para os produtores europeus de uvas. As noites frias estão a estender-se muito para além dos meses de inverno e basta uma noite de geada para destruir toda a produção. Em vários países, a solução passa por aquecer as vinhas.

Há várias soluções para combater as baixas temperaturas, desde pequenas fogueiras, a lamparinas a óleo, turbinas que lançam ar quente e outros truques, que os agricultores vão descobrindo, como utilizar o pulverizador de fertilizantes para afastar o ar frio.

A técnica não é nova. Na verdade, foi inventada há alguns séculos e tem sido usada em várias regiões europeias. Mas agora estende-se quase até junho.

E, em alguns locais, onde o frio se está a manter-se para além do habitual, o que obriga os agricultores a utilizarem a mesma solução para pomares de maçãs, alperces e outros frutos.

Últimas notícias
Mais Vistos
Mais Vistos do