Mundo

"Português sujo": Autarca francês condenado por insultar lusodescendente

Frédéric Augis foi condenado a uma pena de um ano de inelegibilidade e ao pagamento de uma multa de 12.000 euros por insultar o lusodescendente Cédric de Oliveira.

"Português sujo": Autarca francês condenado por insultar lusodescendente
Ramberg

Frédéric Augis, autarca francês de Joulé-lès-Tours e presidente da área metropolitana de Tours, foi condenado, em abril deste ano, a uma pena de um ano de inelegibilidade e ao pagamento de uma multa de 12.000 euros por insultar o lusodescendente Cédric de Oliveira.

O caso remonta a 4 de abril do ano passado. Frédéric Augis chamou a Cédric de Oliveira, autarca de Fonbdettes e vice-presidente da área metropolitana, "português sujo" durante a aprovação de um orçamento.

No dia 7 de março, durante uma audiência, o autarca francês explicou que o insulto surgiu depois do lusodescendente o ter acusado de autoritarismo, pelo que se sentiu “humilhado”. Perante os juízes, Frédéric Augis admitiu o erro e pediu desculpas.

Segundo o Notícias ao Minuto, os representantes das associações contra o racismo consideraram que o caso é "uma vitória para a democracia" e pedem ainda que o autarca renuncie ao cargo de presidente da área metropolitana de Tours.

Frédéric Augis tem dez dias para recorrer da decisão judicial.

Últimas notícias
Mais Vistos
Mais Vistos do