Mundo

Cidade no Japão está a construir uma tela gigante para bloquear vista para o Monte Fuji

O objetivo da construção é afastar os turistas de um dos locais com mais afluência na área por causa de comportamentos “preocupantes” como atirar lixo para o chão, atravessar as estradas sem cuidado, ignorar os semáforos e entrar em propriedades privadas para tirar a famosa foto “Monte Fuji Lawson”.

Loading...

A cidade de Fujikawaguchiko, no Japão, é conhecida pelos locais panorâmicos que permitem aos turistas alcançar uma foto quase perfeita do famoso Monte Fuji. Com o aumento da afluência de turistas desrespeitosos, a cidade decidiu construir uma tela preta para bloquear a vista para a montanha.

A tela vai ser colocada em frente à loja de conveniência Lawson, um dos locais com mais afluência na zona por causa de uma foto, tirada em frente ao estabelecimento, a partir de um ângulo que dá a ilusão de que a pessoa da foto está em cima da loja de conveniência e aparece o Monte Fuji no fundo. A foto captada neste ângulo específico ficou conhecida nas redes sociais como “Monte Fuji Lawson”.

A partir do momento em que a foto se tornou famosa, os turistas começaram a encher a zona, desencadeando uma onda de preocupações e reclamações dos moradores.

“Fujikawaguchiko é uma cidade construída para o turismo, recebo muitos visitantes e a cidade também os recebe, mas há coisas acerca dos seus comportamentos que são preocupantes”, refere Michie Motomochi, proprietária de um café perto da loja de conveniência.

A lojista refere comportamentos como deitar lixo para o chão, atravessar as estradas sem cuidado, ignorar os semáforos e entrar em propriedades privadas para tirar a famosa foto.

Segundo a Association Press, para conter os comportamentos desrespeitosos dos turistas a cidade colocou placas a pedir aos visitantes para não correram para a estrada e para usarem as passadeiras e contratou um segurança para controlar a multidão, mas nada funcionou.

Com a situação cada vez mais complicada, a solução encontrada pelas autoridades foi a construção de uma tela preta de 2,5 metros de altura e 20 metros de comprimento que vai bloquear, quase por completo, a vista para o Monte Fuji.

A tela preta é uma solução que gera controvérsia entre os turistas e os locais

Anthony Hok, um turista francês, considerou esta medida uma reação exagerada.

“É uma solução muito grande para um assunto não tão grande. Mesmo que os turistas estejam a causar problemas, para mim, não parece correto”, referiu.

Anthony sugeriu que a solução passasse por colocar barreiras nas estradas por segurança.

Ao contrário do turista francês, Helen Pull, visitante do Reino Unido, percebe a preocupação dos locais e diz que ao viajar pelo Japão apercebeu-se que o turismo no país está a “aumentar”. Acrescentou ainda que respeita a medida das autoridades locais.

Michie Motomochi diz que não sabe como é que a tela pode ajudar a controlar o fluxo nas passadeiras e na estrada e Yoshihiko Ogawa, gerente de uma loja na área de Fujikawaguchiko, diz que não tem a certeza qual é a solução possível.

Ogawa acrescenta que a situação tem vindo a piorar com turistas a reunir-se na rua por volta das 4h e 5h da manhã a falar alto e conta que às vezes tem dificuldade em tirar o carro da garagem devido à afluência de pessoas na rua.

Segundo a organização Nacional de Turismo do Japão, no ano passado o país teve mais de 25 milhões de visitantes e este ano espera-se que o número supere os 32 milhões, um recorde que não é ultrapassado desde 2019.

Últimas notícias
Mais Vistos
Mais Vistos do