Mundo

Primeiro-ministro da Escócia demite-se em rutura com os parceiros de coligação

O anúncio inesperado de Humza Yousaf, que é primeiro-ministro há pouco mais de um ano, é justificado com uma rutura com os parceiros de coligação.e

Primeiro-ministro da Escócia demite-se em rutura com os parceiros de coligação
Jeff J Mitchell/Reuters

O primeiro-ministro da Escócia e líder do Partido Nacional Escocês anuncia a saída do cargo depois de não ter conseguido reunir votos suficientes para sobreviver a uma moção de censura apresentada pelo Partido Conservador. A informação está a ser avançada pela Sky News.

"Conclui que a reparação da divisão política só pode ser feita com outra pessoa no comando", disse numa conferência de imprensa em Edimburgo, acrescentando que já informou o SNP da sua intenção de “renunciar ao cargo de líder do partido” e solicitou que seja iniciado o processo a sua substituição “o mais rápido possível”.

Esta demissão surge apenas quatro dias depois de ser quebrado o acordo de coligação com os Verdes, depois de Yousaf ter desistido de algumas metas ambientais, o que gerou fortes críticas dos ecologistas e levou ao fim da coligação.

A este propósito, Yousaf admitiu que "subestimou claramente o nível de desgosto e transtorno" que causou aos seus colegas do partido dos Verdes ao pôr fim à coligação com o SNP na semana passada.

O novo líder do SNP, à frente do partido com mais deputados na assembleia autónoma escocesa, será o novo chefe de governo.

"Afim de assegurar uma transição harmoniosa e ordenada, tenciono continuar como primeiro-ministro até que o meu sucessor seja eleito", garantiu Yousaf.

O ex-ministro da Saúde foi eleito sucessor de Nicola Sturgeon na liderança do Partido Nacional Escocês (SNP) em março do ano passado.

Filho de pai paquistanês e mãe queniana, também de origem asiática, Humza Yousaf tornou-se no primeiro líder escocês de uma minoria étnica, e o primeiro muçulmano a liderar um grande partido político no Reino Unido.

Eleito para o parlamento regional escocês em 2011, fez o juramento em inglês e urdu, o que repetiu em 2016 vestindo um 'kilt' (saia tradicional escocesa) e casaco sherwani para refletir a influência de ambas as culturas.

Últimas notícias
Mais Vistos
Mais Vistos do