Mundo

Exército israelita garante que nos próximos dias vai entrar mais ajuda em Gaza

Há meses que organizações de defesa dos direitos humanos acusam Israel de transformar "a fome numa arma de guerra", afirmando que continuam a ocorrer bloqueios nos postos fronteiriços e que parte desta ajuda não chega ao norte do enclave.

Exército israelita garante que nos próximos dias vai entrar mais ajuda em Gaza
Mahmoud Issa

O exército israelita anunciou, neste domingo, que nos próximos dias vai aumentar a quantidade de ajuda humanitária que entra na Faixa de Gaza, incluindo alimentos, água, suprimentos médicos e equipamentos de abrigo.

"Nas últimas semanas, o montante da ajuda em Gaza aumentou significativamente. Nos próximos dias, vai continuar a aumentar mais", disse o porta-voz do exército, Daniel Hagari.

Este aumento, afirmou, deve-se "aos esforços acrescidos" que se têm realizado nas últimas semanas, como a abertura do porto de Ashdood, no sul do país, e também a abertura de uma nova passagem no norte de Gaza.

"Aumentámos a quantidade de ajuda que vem da Jordânia através da travessia de Kerem Shalom", acrescentou o porta-voz do exército.

Por outro lado, confirmou que as forças israelitas continuam a trabalhar em conjunto com o Comando Central dos EUA para a construção de um cais marítimo temporário, com o objetivo de estabelecer outra rota para levar ajuda à população de Gaza.

Há meses que organizações de defesa dos direitos humanos acusam Israel de transformar "a fome numa arma de guerra", afirmando que continuam a ocorrer bloqueios nos postos fronteiriços e que parte desta ajuda não chega ao norte do enclave, onde pelo menos 300.000 pessoas estão expostas à fome.

O exército também informou na tarde de domingo que as suas tropas iniciaram na noite passada várias missões "defensivas e ofensivas" no enclave palestino para localizar e "destruir" a infraestrutura do Hamas.

Últimas notícias
Mais Vistos
Mais Vistos do